quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Chegada dos Azambuja no Brasil

Colonização de Azambuja no Brasil

O primeiro Azambuja pelas datas a chegar no Brasil foi Manoel de Azambuja, que tomou seu sobrenome do local de seu nascimento (Vila de Azambuja em Portugal c. 1683). Veio para o Brasil estabelecendo em São Paulo, onde se casou, c.1708, com Francisca de Oliveira Leite, natural de SP, onde faleceu em 1721. Desse casamento, tiveram cinco filhos:

1- José Azambuja Leite, nasc. 1709
2- Manoel de Azambuja (faleceu solteiro no RS)
3- Francisco Xavier de Azambuja , Casado com Rita de Menezes no ano de 1720.
4 Caetano de Azambuja
5-Inacio de Azambuja.

Um deles Francisco Xavier de Azambuja, deixou grande dependência e escreveu a história nas paginas do estado do Rio Grande do Sul, pois hoje tudo que vimos

e Relatos em pesquisa, pela internete, e alguns depoimento que recebi;
- Joaquim Ferreira de Azambuja, chegou no Brasil em 03.01.1884, natural de Portugal, procedente de Lisboa , Católico, 36 anos de idade, com destino a capital de São Paulo, no documento original o nome e sobrenome do imigrante estão abreviados.(Hospedaria dos Imigrantes- São Paulo, livro 001,192-03.01.1884).

Nessa época chegaram também de navios de Imigrantes:
- Maria Mendes Azambuja, vindo com a mãe de Portugal em 1888.
- José Azambuja, vindo de Portugal em 1891.
- Manoel Pereira Azambuja, vindo de Portugal 1894.
(Tirado do site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br)

Sobrenomes de Família Azambuja estabelecida em São Paulo, de onde passou ao Rio Grande do Sul
- Manoel de Azambuja, que tomou seu sobrenome do local de seu nascimento (Vila de Azambuja em Portugal c. 1683). Veio para o Brasil estabelecendo em São Paulo, onde se casou, c.1708, com Francisca de Oliveira Leite, natural de SP, onde faleceu em 1721.


O titulo de Conde de Azambuja foi concedido pela 1º vez a 21 de maio de 1763 a D. Antonio Rolim de Moura, filho dos 4º condes de Ville-de-Reis, governador de Mato Grosso e da Bahia, chegando a vice-rei do Brasil.

29 comentários:

Unknown disse...

gostaria de entrar em contato com pessoas com esse sobre nome pos naum conheço ninguem.

mj disse...

meu avo se chamava arnaldo azambuja eu sou azambuja gostaria de conhecer outros

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu conheco muitos azambuja e todo mês tem encontro com a familia pq não conhecemos todos os azambuja

ilson coelho azambuja disse...

ola sou um azambuja moro em canoas rs gostaria de saber mais de outros azambuja e suas origens,meu pai natural da cidade de cangusul se alguem conheçer azambujas de la me envie um email postodegasdabarca@hotmail.com
abraços a tds azambujas

Joao Carlos Azambuja disse...

meu nome é vitor azambuja tentem achar ai maria mendes de azambuja e josé azambuja pronto ele sao o pai e a mae da minha avó que ainda esta viva com 81 anos
quem quizer me add no msn por mais infomaçao : vitor_azam@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Riomarson L. M. Azambuja, filho de ORCILINO LUIZ DE AZAMBUJA, NETO DE ANTONIO RIBEIRO DE AZAMBUJA E MORO EM RONDONIA.

Campin Castro e Azambuja disse...

Meu nome é Marieli Azambuja
filha de Lucia azambuja
Minha mãe nasceu na cidade de Lajeado
não sabemos muito de nossa familia
Pois moramos no Rio Grande do Sul

Campin Castro e Azambuja disse...

Meu nome é Marieli Azambuja
Filha de Lucia Azambuja
Queria saber mais sobre meus familiares,Minha mãe nasceu em Lajeado
Moramos no Rio Grande do Sul
Não sabemos mto pq minha mãe é adotada

Unknown disse...

eu sou azambuja

Unknown disse...

Meu nome é Ivete Azambuja Gonçalves, sou neta de Geralda luiza de azambuja, que era filha de Maria Ribeiro de Azambuja e Ranulfo de Souza, de Inocencia MS. Gostaria de localizar parentes dos meus bisavós

Liziane disse...

Moro em são Paulo no bairro do Jaraguá
falam que as terras onde hoje é o bairro
no passado era de uma família com o nome de Azambuja
tem até uma rua com o nome de Teófilo de Azambuja
já pesquisei sobre isso na internet mas não achei muita coisa sobre quem foram essas pessoas
sei que o bairro aqui tem muita história
O Pico do Jaraguá que é ponto mais alto da cidade de São Paulo
falam que já passaram muitos bandeirantes por aqui
tem até uma tribo indígena que vive aqui perto do Pico
A linha de trem que passa pelo bairro que vai da estação da Luz até Jundiaí
também tem muita história pois no passado já serviu para escoar toda a produção de café das antigas fazendas
é muita história
mas queria saber mesmo quem foram os Azambuja antigos donos das terras onde é hoje o nosso bairro

Liziane disse...

se alguém souber alguma coisa sobre
seria muito legal saber quem foram os antigos moradores da qui

Edgna disse...

Eu me chamo Edna Azambuja do Prado nasci no Rio de Janeiro, minha mae Ligia Antera Azambuja. Eu gostaria de ter contato com as irmas ou madrinha da minhs mae, Carmosina. Minha mae nasceu em Pelotas e a Camosina vem de Canoas. Se alguem souber entra em contato comigo por favor. ednadoprado@hotmail.com Muito obrigada. E

Edgna disse...

Me chamo Edna Azambuja do Prado, minha mae procura as irmas dela la de Pelotas ela se chama Ligoa Antera Azambuja. Minha mae vem do Rio Grande do Sul, Pelota e eu sou do Rio de Janeiro. Me esceva por favor se voce conhece minha vo ela se chama Carmosina de Canoas. ednadoprado@hotmail.com Muito.obrigada

Edgna disse...

Minha mae tambem foi adotada ela se chama Ligia Antera Azambuja vem de Pelotas

Edgna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edgna disse...

Me chamo Edna Azambuja do Prado, minha mae procura as irmas dela la de Pelotas ela se chama Ligoa Antera Azambuja. Minha mae vem do Rio Grande do Sul, Pelota e eu sou do Rio de Janeiro. Me esceva por favor se voce conhece minha vo ela se chama Carmosina de Canoas. ednadoprado@hotmail.com Muito.obrigada

Unknown disse...

Certamente somos parentes. Meus avós tinham parentes em inocência (bocaina). Abc Luis Azambuja.

Edgna disse...

Minha mae se chama Lidia Antera Azambuja procura suas irmas a Noeli e Sueli que moram em Canoas no Rio Grande do Sul. A Noeli e Sueli sao primas da Carmozina fiha da Manoelina, a Carmosina mora em Canoas. Meu email ednadoprado@hotmail.com Me chamo Edna Azambuja do Prado.

Edgna disse...

Eu me chamo Edna Azambuja do Prado procuro Shana Barboza Trindade afilhada da Carmosina que mora em Canoas. Shana por favor entra em contato comigo meu email eh ednadoprado@hotmail.com Minha mae Lidia Antera Azambuja procura a madrinha dela Carmosina e a irma dela Sueli. Os numeros que voce gentilmente me enviou a alguns anos atras estao incompletos ou fora de service. Tambem gostaria de saber qual o nome de familia da Sueli? Qual o codigo de area e telefone dela? Como se chama filha dela? Shana qual o seu telefone no Brasil? Muito obrigada Shana conto com voce. Alias escrevi pra voce mas nao recebi resposta. Valeu! E

Unknown disse...

Eu sou Cláudia Bitencourt de Azambuja meu face é c este nome.

Unknown disse...

Aki no MS tem muitos Azambuja, inclusive o Governador se chama Reinaldo Azambuja.

Unknown disse...

Me chamo Nilsander Azambuja neto de Fabricio cavalhero Azambuja, sou natural de Bage RS

Unknown disse...

Sou neto de Joaquim Ferreira Azambuja - que chegando de Portugal se fixaram na cidade de São Paulo. Ele faleceu em 26 de Outubro de 1955 no bairro de Vila Mariana. Gostaria de saber sua origem em Portugal para tentar obter sua Certidão de Nascimento. Podem mandar via e-mail.

Serginho disse...

no site projetocompartilhar.org o casal vem bem descrito com geração.
descendo da filha Josefa de Oliveira Leite, não mencionada aqui no blog

Unknown disse...

Sou Joseane Espíndola Azambuja.
Meu avô era Gaspar do vale Azambuja nascido em 1911 e chegou ser reservista na segunda guerra Mundial.

Unknown disse...

Meu pai chama Adnilson Ribeiro de Azambuja filho de saint"clair Ribeiro Azambuja

Unknown disse...

Boa noite., sou engenheiro, neto de Laurentino Oliveira Azambuja, que foi oficial do exercito e medico.Alguem tem fotos do meu avo? Agradeceria se entrasse em contato. Obrigado