Colonização de Azambuja Em Minas Gerais
A chegada dos primeiros Azambuja no estado de Minas Gerais foi em 1760, por João Ribeiro de Azambuja, onde residiu em Santo Antonio do Rio Acima, centro de Minas mas próximo de Pitangui- MG, hoje zona Metalúrgica, casou- se com Maria Antônia do Espírito Santos, falecida em Santo Antonio, com testamento feito em 8 de Junho de 1795, deste matrimonio tiveram 11 filhos:onde tivereram 11 filhos:
1- Josefa Ribeiro de Azambuja
2- Manoel Ribeiro de Azambuja
3- Izabel Ribeiro de Azambuja
4- Maria Ribeiro de Azambuja
5- José Ribeiro de Azambuja
6- Ana Ribeiro de Azambuja
7- Joaquim Ribeiro de Azambuja
8- Inácio Ribeiro de Azambuja
9- Vicente Ribeiro de Azambuja
10-Francisca Ribeiro de Azambuja
11-Tereza Ribeiro de Azambuja
Um de seus filhos Vicente Ribeiro Azambuja que se instalou nas proximidades da antiga sesmaria de São Gregório, de propriedade de João Evangelista de Carvalho, o Barão de Campo Formoso, atualmente de Campo Florido. A gleba do Azambuja tinha antigamente denominação de “Fazendinha”.
Vicente Ribeiro de Azambuja, nascido em 1775, casando com Rosa Angélica de Jesus onde tiveram 07 filhos:
1- Vicente Ribeiro de Azambuja, nascido em 1799.
2- João Vicente de Azambuja, nascido em 1801.
3- Joaquim Ribeiro de Azambuja, nascido em 1803.
4- Antonio Ribeiro de Azambuja, nascido em 1810.
5- Francisco Ribeiro de Azambuja, nascido em 1813.
6- Francelina Ribeiro de Azambuja, nascido em 1814.
7- Manoel Ribeiro de Azambuja, nascido em 1819.
Um de seus filhos João Vicente de Azambuja, nasceu em 1801, casando com Maria Lopes Cançado, de seus filhos, hoje temos a maior descendência das gerações da família Azambuja de Mato Grosso do Sul. Do Matrimonio desse casal, tiveram 12 filhos:
1- José Vicente de Azambuja, casado com Francisca Fortunato Cançado.
2- Vicente Lopes Azambuja, nascido em 1833, Casou com Maria Amada, onde residiram na região de Itahum, distrito de Dourados-MS, constituindo a maior geração de Azambuja de Mato Grosso do Sul. 3- Maria José de Azambuja, casada com José Luiz Pereira. Em Minas Gerais.
4- João Vicente de Azambuja Filho, nascido em 1838, Faleceu solteiro no estado de Mato Grosso do Sul em 11 de Setembro de 1882, sepultado, no cemitério onde adquiriram terras, na região de Itahum, distrito de Dourados-MS.
5- Vitória Carolina de Azambuja, casada com José Luiz Pereira, viúvo de sua irmão Maria José de Azambuja. Em Minas Gerais.
6- Rita Carolina de Azambuja, casada com João Luiz de Farias. Em Minas Gerais.
7- Ana Carolina de Azambuja, nascida em 1842.Em Minas Gerais.
8- Francisca Carolina de Azambuja, nascido em 1842, casada com Joaquim Luiz Pereira, onde foi para MS ao encontro de seus cunhados, ocorrendo uma tragédia em 1888, morte por raio (descarga elétrica) sendo sepultado no mesmo cemitérios da região de Dourados-MS (Ver
9- Umbelina Maria de Azambuja, nascida em 1850.Em Minas Gerais.
10- Antonio Ribeiro de Azambuja, nascida em 1852.Em Minas Gerais.
11- Cândida Carolina de Azambuja, nascida em 1854. Casada com o primo Domiciano Ribeiro de Azambuja, ele filho de Vicente Ribeiro de Azambuja. Um dos filhos desse casal deixou grande descendência na região de Três Lagoas-MS
12- Cândida Carolina de Azambuja, nascida em 1857.Em Minas Gerais.
Os Ribeiros Azambuja se ligam por parentesco á ilustre família dos Ribeiros de Andrade. Ao franco (Triangulo Mineiro) são parentes, também, da família do Patriarca por intermédio dos Azevedo Coutinho, famílias que tem na sua mais antiga ascendência os Buenos (Amador Bueno de Ribeira), de São Paulo.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário