Portugal
Conhecendo a Cidade de Azambuja
Quando estive em Portugal pela 1º vez foi em 2000, e por coincidência, andando de metro, o indicador dizia: - Correspondência com a Linha de Azambuja, acredite fiquei surpreso, e curioso, por ver meu sobrenome indicando algo ainda mais em Lisboa, Portugal.
A partir daí, comecei minha pesquisa e fui conhecer a cidade de Azambuja e sua história.
Vila de Azambuja
Vila de Azambuja, onde os tempos remotos herdaram o nome de Azambuja. Próxima a capital portuguesa, onde várias há varias opiniões sobre sua fundação. Uns dizem que foi de origem romana e outros dos árabes, onde para os árabes “Azambuja” quer dizer “Olival Bravo”.
Ma o que de positivo se conhece é que foi doado por D. Afonso Henrique, o primeiro rei de Portugal, no ano de 1200, após a conquista de Lisboa ao D. Childes Rolim, o primeiro fundador da vila onde deu origem a família Azambuja.
Por estar localizada próxima as margens do Rio Tejo, foi dedicado mais a agricultura por suas terras férteis.
Sua cidade hoje com um desenvolvimento industrial, bela, calma e refrescante, contendo ainda um patrimônio que mostra sua história , como o centro onde encontra a igreja matriz, seus casarios, ruas e escadas, poucos e simples que faz parte da história portuguesa.
A igreja Matriz, repleto de pormenores com detalhes para os azulejos portugueses, em seu interior encontramos belíssimo detalhe dourados do séc. XVII, o barroco. Na praça a baixo da escadaria encontramos o pelourinho.
A Vila de Azambuja, hoje cidade, tem sua admiração pelas famosas touradas que a vila proporciona, onde saíram grandes toureiros.
Para chegar lá, de Lisboa, pela estrada Norte (A1), mas para apreciar ainda, temos o comboio (Trem) saindo da estação Santa Apolônia, pela linha de Azambuja, passando pelo Oriente, Sintra, lugares que vale a pena conhecer.
Origem do Azambuja
A partir da doação, a vila foi habitadas por famílias fidalga, onde recebiam os Brasões, e segundo alguns historiadores, o nome Azambuja provem precisamente de “Fernão Gonçalves de Azambuja”, por volta de 1531. filhos de Gonçalves Fernades Tavares e D. Maria Rolim, filha de D. Childes Rolim, o primeiro fundador da vila.
Fernão Gonçalves de Azambuja foi alcaide-mor da vila e casou com D. Ouroana Goldim, veja na genealogia.
Vultos Ilustres:
Da vila teriam sido João Esteves de Azambuja reposteiro-mor de D. Fernando, tendo as armas da vila na carta de 1632, dada a André Fernandes de Azambuja, de Leria, filho de Ennofre Fernandes de Azambuja.
-Diogo de Azambuja (Veremos a seguir)
- Frei Jerônimo de Azambuja, conhecido por Oleastro, o mais cérebro de todos os teólogos portugueses.
O titulo de conde de Azambuja, foi concedido pela 1º vez a 21 de Maio de 1763 a D. Antonio Rolim de Moura, filho dos 4º Condes de Valle- de Reis, governador de Mato Grosso e da Bahia, chegando a vice-rei do Brasil ( veremos a seguir)
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
boa noite parente de dourados.feliz natal.fiquei contente em ver alguem interressado nas nossas origens, aqui no rs,somos uma familia enorme de azambujas.nosso mais celebre parente foi gal estácio azambuja.revolucionário de 1893 e 1923.felicidades.
hélio istácio azambuja pacheco
ola parentes azambuja, me chamo jose maria brito de azambuja,sou bisneto do cel.francisco patricio xavier de azambuja ,proprietario no passado de sesmaria em sto amaro gal camara rs sou de lajeado ,mas moro atualmente no litoral de sao paulo,no passado meu bisavo como pagamento de uma graça alcansada deu ao sto, diretamente ao santo uma fazenda de 500 ha a qual gera incomodos a irmandade de sto amaro,pelo nao pagamento de arrendamento,essa fazenda ninguem tem poder para vender,pois foi lavrada a escritura em nome do santo.Essas terras foram dadas ao meu bisavo como pagamento pelos feitos na guerra do paraguai dadas pelo imperio. *l824 +l923 abraços
MARIA amada de Souza, irmã de meu bisavô, são dez seus filhos. Uma quantia dessas Terras recebeu por herança de seu pai meu trisavô Antonio José de Souza. O Período que seu irmão Mizael José de Souza, titulou as terras da Àgua Fria, Região de Maracaju Fazenda São Vicente, Antiga Santa Maria era de Maria Amada de Souza entre 1894 até 1904. Hoje de Rovilson, genro da porcina, prima de meu pai Wanderley de Souza, Legítimo Aguafriano q até hoje vive na água Fria apesar de modernizar, ainda permanece com mesmos costumes de quando meus trisavôs chegaram à Água Fria. Posso lhe ajudar a conseguir mais informações, só me ligar. Dirce Maria Corrêa de Souza, sou bisneta do irmão de Maria Amada de Souza, Mizael José de Souza. Estou escrevendo um livro com minhas poesias, poemas, crônicas, prosa, letras de músicas e a segunda parte falo um pouco dos Souzas Da Àgua Fria. Escrevo crônica, poesia e poemas, no jornal ARAUTO, da Academia Sul-Mato - Grossense de Letras (ASL) Estou sempre nesse meio, todos os meses a Academia convida familiares para o Chá acadêmico, com a participação de ilustre palestrante que discorrerá sobre um determinado tema. Meus telefones: - 33049734 e 84216151.e mail e msn dircedumato@hotmail.com. orkut dircescritora@gmail.com. abraços.
Sou uma Silva de sousa rolim de moura de descendência Bem hajam meus parentes nascidos nas ricas terras ribatejanas morada de tantos Azambujenses
Etelvina Costa
Postar um comentário